Quem sou eu

Minha foto
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar."

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lingua portuguesa - Erros mais comuns

ERRADO - Vamos no cinema assistir o filme?
CERTO - Vamos ao cinema assistir ao filme.
Verbo Ir. Quando vamos, vamos a algum lugar. Por isso, o correto é vamos ao cinema e não vamos no cinema. Outro erro é com o verbo assistir, que também pede uso da preposição quando usado nesse sentido.

ERRADO - Pegue o livro para mim ler.
CERTO – Para eu ler.
Antes do verbo não se deve usar o pronome obliquo. Mim é complemento.

ERRADO - Segue anexo dois arquivos.
CERTO - Seguem anexos.
Cuidado com a concordância verbal.

ERRADO - A empresa estava meia falida
CERTO – Meio falida.
Meio é um advérbio e eles são invariáveis. Isso quer dizer que não fazem concordância de gênero.

ERRADO – Naquela empresa houveram demissões.
CERTO - Houve demissões.
Verbo haver no sentido de existir é impessoal, não admite flexões.

ERRADO - Subi lá em cima ou adiantei para antes.
CERTO – Subi ou adiantei.
Se você subiu é obvio que foi para cima e se adiantou também fica claro que é para antes. Cuidado com a redundância.


ERRADO - Estarei fazendo / Estarei enviando.
CERTO - Farei / Enviarei.
Evite o gerundismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário