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domingo, 23 de outubro de 2011

Fragmento - Fundamentos da Educação

O professor como agente de mudança, deve ter em mente, sempre, a responsabilidade social que o cargo lhe confere e participar decisivamente do esforço de inclusão – apesar dele mesmo, enquanto categoria profissional não receber reconhecimento, no Brasil, apesar de sua importância na formação educativa da população.

Função social da escola
A função social da escola distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo. A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva. Esta função socializadora nos remete a dois aspectos:
O desenvolvimento individual e contexto social e cultural.
É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais mas, ao mesmo tempo , diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos a mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte dos grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível ao que individualmente pudermos incorporar. Não há individual possível à margem da sociedade da cultura.

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