Quem sou eu

Minha foto
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar."

domingo, 29 de julho de 2012

Sobre Amizade


Eu talvez não tenha muitos amigos. 
Mas os que eu tenho são os melhores 
que alguém poderia ter. 
Além disso tenho sorte, porque 
os amigos que tenho têm muitos 
amigos e os dividem comigo. 
Assim o meu número de amigos sempre  aumenta, 
já que eu sempre ganho 
amigos dos meus amigos. 
Foi assim aqui, uns eu ganhei há tempos, 
outros são mais recentes. 
E quem os deu não ficou sem eles, 
pois a amizade pode sempre ser  dividida 
sem nunca diminuir ou enfraquecer. 
Pelo contrário, quanto mais dividida,
mais ela aumenta. 
E há mais vantagens na amizade: 
é uma das poucas coisas que não custam nada 
e valem muito, embora não sejam vendáveis. 
Entretanto, é preciso que se cuide um  pouco das amizades. 
As mais recentes,  por exemplo, 
precisam de alguns cuidados.
Poucos, é verdade, mas indispensáveis. 
É preciso mantê-los com um certo calor,
falar com eles mais amiúde e no início, com muito jeito. 
Com o tempo eles crescem, ficam  fortes 
e até suportam alguns trancos. 
Os mais antigos, já sólidos, não exigem muito, 
são como as mudas das plantas,
que depois de enraizadas, 
parecem  poder viver sem cuidados, 
porém não podem jamais ser esquecidas. 
Algo é preciso para mantê-las vivas. 
Prezo muito minhas amizades e  reservo sempre um canto 
no meu peito para elas. 
E, sempre que surge a ocasião, 
também não perco a oportunidade de 
dar um amigo a um amigo, 
da mesma forma que eu ganhei vocês. 
E não adiantam as despedidas. 
De um amigo ninguém se livra fácil. 
A amizade além de contagiosa
é totalmente incurável. "


(Vinícius de Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário