Quem sou eu

Minha foto
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gramática - fique ligado!

Figuras de linguagem – são recursos que tornam mais expressivas as linguagens.

Pleonasmo – é a repetição, o reforço de uma idéia já expressa por alguma palavra, termo ou expressão. Considerado como um vício de linguagem.

Exemplo: Vamos sair fora! (se é sair, obviamente é para fora).

Subir pra cima.

Eu nasci dez anos atrás.

A mim você não me engana. ( verbo enganar tem 2 complementos, eis o exemplo de objeto pleonástico).

Inversão – como o próprio nome diz qualquer inversão de ordem natural de termos num enunciado, a fim de conferir-lhe especiais efeitos e reforços de sentido.

Exemplo: Sua mãe eu nunca conheci (a ordem natural seria – Eu nunca conheci sua mãe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário